2

Primeira semana na Ban Samo School!

Posted on segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Imagino que estão todos ansiosos desde que comecei a postar aqui, para saber como iria ser a minha experiência como professora de inglês, pela primeira vez na vida. Eu nunca fui uma ótima aluna de inglês e só aprendi de verdade quando resolvi morar nos Estados Unidos aos 17 anos de idade. Mas mesmo assim, quando o voluntariado bateu na minha porta, não pensei duas vezes, afinal, tudo tem sua primeira vez. Na terça-feira passada, após o dia das mães, seria o meu primeiro dia como professora. Que nervoso que eu tava, quase não dormi! As 8 da manhã vim para a escola com o diretor, e quando cheguei, todas as crianças olhavam pra mim como se eu fosse de outro mundo, e cheias de vergonha, davam risadinhas e saiam correndo. Que sensação engraçada, ser de fato a atração, a novidade de algum lugar. Como já comentei com vocês, sou a única estrangeira da cidade, é bem difícil encontrar turistas por aqui.

Essas duas são de esmagar não?

Momento do hino no campo de futebol

Meditando, acreditam? Sim, fofos!

No primeiro dia observei como tudo funcionava, os rituais matutinos que incluem cantar o hino, levantar a bandeira, fazer orações ao buddha e receber algumas recomendações  e conselhos dos professores, tudo isso com todas as salas reunidas em um só local. Depois disso tudo, as crianças seguem para as suas salas, as 9 horas, para o início das aulas. Toda criança é de certa forma apaixonante, mas essas daqui, ai, esse olhinho puxado, cabelo preto liso, sorriso encantador, elas são tipo muuuito apaixonantes.

Ficam atrás de mim até na sala dos professores!

A minha primeira aula foi terrível, como era de se esperar. Peguei a pior turma na primeira aula do primeiro dia, 32 crianças de 7 anos. Elas não me entendiam, nem a professora que estava me auxiliando, aparentemente a atividade que eu havia separado era muito difícil para elas, e  tive que adaptar e ver o que elas conseguiam fazer. Tudo bem, pensei, foi a primeira, vou melhorar. Depois dessa aula, comecei a desenvolver uma certa didática e sequência para as atividades e também uma forma melhor de explicar o que tinham que fazer. Desenhos, vídeos e muitas imagens foram a salvação. A primeira semana foi meio confusa, eu não tinha recebido ainda a programação com os horários em que daria aula, e quais turmas seriam.

Criançada reunida

Na quinta-feira recebi a programação e consegui organizar melhor as atividades. Para os pequenos de 7, 8 e 9 anos, dispensei as atividades com muita escrita e leitura. Os maiores de 10, 11 e 12 já coloquei 2 atividades por aula, pois rendem bem mais. Apesar do meu medo inicial, eu diria que sou uma boa professora, é claro que gostaria de poder me comunicar melhor com eles, entender as dúvidas e dificuldades de cada um, mas faço o que posso. Nessa semana, percebi que meu horário estava sub utilizado, e resolvi sugerir aulas para as professoras também, que tem um inglês bem ruim.

Eu e as professores com o uniforme de quarta-feira

Eu e a Ree, que me recebe tão bem na casa dela.

Durante a aula...

Hoje, segunda-feira (19) vou começar a organizar um programa para elas, com frases e vocabulários diferentes das crianças, que seja útil no dia-a-dia.  Quanto ao tailândes, quando cheguei aqui, eu realmente estava determinada a aprender. Mas depois que vi o quão difícil que era, e também a quantidade de dialetos e alterações, acabei desistindo. Esse nunca foi meu propósito, e seria impossível aprender a falar tailandês em 1 mês e meio, mas já sei algumas palavras e frases básicas. A escola daqui me lembra as escolas de antigamente, quadros negros, trabalhos e colagens na parede das salas, refeitório e um enorme campo de futebol, tudo bem simples. Apesar da simplicidade, a escola é bem equipada com impressora, alguns computadores, xerox, wi-fi etc, o que me ajuda muuuito com os materiais. O almoço é ao meio dia e tem alguns pratos especiais para professores, já que as crianças comem arroz e sopa, basicamente. Nos primeiros dias odiei a comida, mas comi. Depois fui me acostumando e até achei alguns pratos mais gostosinhos, como carne de porco com legumes e frango com abacaxi. Bom, essa foi a minha primeira semana, tudo novidade e muita gente legal! Estou super feliz.

Mesa dos professores e o diretor ali atrás

Em breve volto para contar do meu primeiro final de semana passeando pela Tailândia, em uma ilha linda chamada Ko Samet. 

Beijos e uma boa semana para todos!

Bru Oliveira S.




2 Comments

Discussion

  1. que delicia pri ! cada dia deve ser empolgante !! aproveite e tire muitas fotos ! beijos amo voce.

    ResponderExcluir
  2. Bruna querida, confesso que me sinto muito orgulhosa de ser sua tia, verdadeiro exemplo de coragem e determinação, com certeza a experiência que está passando aí, será grande riqueza que acumula pra vida. Estou acompanhando sua aventura, Quando voltar quero marcar com vc um dia só pra ouvir suas histórias. quero que passe pra Luiza sua experiência para quem sabe um dia possa fazer esse voluntariado, também. Beijos com muito carinho

    ResponderExcluir

wibiya widget